Sabazius – O deus da cerveja!

O deus da Cerveja

A mitologia grega é um dos assuntos mais interessantes da história. Dentro dela temos os deus, semi-deus e diversos outros materiais muito interessantes para estudo. Você sabia que cada um pode representar um artefato ou sentimento? É isso mesmo. É o caso de Sabazius – o deus da cerveja. Conheça um pouco mais de sua história.

É sabido que Perséfone era uma mulher muito cobiçada por sua beleza. Um dia, Hades capturou a moça e a obrigou a viver no mundo inferior junto a ele. Entretanto, o pai de Perséfone – Deméter, descobriu e propôs um acordo a Hades: ela passaria seis meses com ele e seis meses com sua família, na terra. Quando Zeus soube da história, ficou interessado por ela, causando ciúme em Afrodite – considerada a mais bela de todas. Seduzida por ele, Perséfone teve um filho – Sabazius.

A esposa oficial de Zeus – Hera, não gostou do ocorrido e passou a descontar sua raiva em todas as amantes do marido. Era então Sabazius que tentava salvar a vida das amantes ou, ao menos, dos filhos que carregavam.

Venerado durante as consagrações de trigo e cevada onde fermentavam uma bebida, era considerado uma divindade agrícola, recebendo então a nomeação de deus da cerveja.

Você já conhecia essa história? É interessante conhecer um pouco do caminho que hoje nos leva a adorar a bebida e suas derivantes como chopp e cerveja escura, não é mesmo?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *