Os e-mails e a comunicação no mundo inteiro

O fato de o e-mail ter grande importância na comunicação empresarial moderna é inegável. Todos os dias, milhões de e-mails são enviados de empresas para clientes e fornecedores, desde funcionários até seus gerentes e de um colega de trabalho para outro. Existem várias razões para a preponderância do e-mail quando comparado a outros métodos de comunicação.

O email é enviado e recebido quase que instantaneamente, se o destinatário está a poucas portas para baixo ou a milhares de quilômetros de distância. Por isso, o uso do email simplifica a comunicação interna e externa, tornando mais rápido e fácil transmitir e disseminar informações importantes e permitir atualizações de status quase em tempo real. Por sua vez, o fluxo contínuo de informações relevantes torna os funcionários e executivos mais eficientes e produtivos, permitindo respostas rápidas a qualquer problema que possa surgir.

As mensagens de e-mail permanecem na caixa de entrada de um usuário, a menos que deliberadamente sejam excluídas, e ambos os serviços de e-mail e serviços de webmail autônomos oferecem uma função de pesquisa e os filtros que fazem o rastreamento de uma mensagem específica apenas levam uma questão de segundos. Isso cria uma trilha de papel virtual que é muito mais eficiente do que os documentos impressos arquivados em uma gaveta, tornando extremamente fácil extrair informações importantes da comunicação por e-mail.

O email é uma das maneiras mais baratas que uma empresa pode usar para se comunicar, tanto interna quanto externamente. Pequenas empresas podem simplesmente se inscrever para e-mail gratuito com provedores como o Gmail, o Yahoo ou o Hotmail; Mesmo para empresas maiores, o custo indireto de manter um servidor de e-mail dedicado é relativamente baixo. A diferença de custos é especialmente marcante quando se considera a comunicação de massa. Por exemplo, o custo de imprimir e entregar um conjunto de folhetos ou cartas de marketing é muitas vezes necessário para enviar a informação por e-mail.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *