5 bebidas com benefícios para a saúde

Uma cervejinha na sexta feira ou um copo de vinho após um longo dia de trabalho é algo muito comum e querido pelos brasileiros. O hábito de consumir bebidas alcoólicas cresce cada vez mais e é importante conhecer seus benefícios e malefícios, afinal, tudo que colocamos em nosso corpo deve ser bem analisado e cuidado. Confira então 5 bebidas que possuem benefícios para sua saúde e você não sabia!

Cerveja

Favorita por grande parte da população brasileira, a cerveja faz mais do que aproximar amigos e descontrair: ela aumenta o colesterol bom e ainda transporta o colesterol ruim para o fígado, onde ele será eliminado.

Além disso, a cerveja ainda é recomendada por causa da cevada – que ajuda a prevenir doenças, como a arteriosclerose (estreitamento ou endurecimento das artérias). Claro, é importante consumir com moderação e aqui o recomendado é apenas um copo por dia.

Entretanto, naqueles dias que passar um pouco do limite também há um lado bom para a sua saúde: a cerveja aumenta a produção do xixi – uma maneira fácil e rápida de eliminar diversas toxinas do seu corpo!

Vodka

Conhecida por ser a “bebida dos russos”, a vodka possui baixos níveis de sódio – algo positivo para pessoas com colesterol alto ou hipertensos. Além disso, a vodka posssui componentes capazes de combater a artrite, a circulação do sangue no corpo e ainda reduz os níveis de estresse. Mas cuidado, ao misturar a bebida com açúcar (receita da caipirinha), os benefícios são reduzidos e a bebida se torna extremamente calórica.

Recomendado: consumo uma vez por semana.

Saquê

Originaria do oriente, o saque é uma bebida consumida – em sua maior parte – pelo público feminino. Produzido através da fermentação do arroz, pode ser conhecida como “vinho de arroz”.

Em sua composição são encontrados elementos muito positivos para a saúde, como potássio, cálcio e magnésio, além da Vitamina B1 – importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e coração. Também é utilizada pela medicina para regular os níveis de colesterol, aumentar o sistema imunológico e estimular o cérebro.

Recomendado: uma dose, duas vezes por semana.

Vinho Tinto

Também entre os preferidos dos brasileiros, o vinho tinto proporciona benefícios cardiovasculares. Alguns estudos apontam que quem consome um copo de vinho ao menos uma vez na semana, tem 50% menos chances de desenvolver doenças do coração. E não é nenhum “milagre”. Isso ocorre graças aos antioxidantes de uva, que retiram a gordura do sangue.

Recomendado: um copo (mulheres) e dois copos (homens) por dia.

Whisky

Conhecida por ser uma bebida mais pesada, o whisky possui baixo teor de gordura, embora um alto teor alcoólico. Rico em carboidratos, é recomendado apenas para pessoas com dieta equilibrada.

Existem alguns estudos que apontam o whisky como fator capaz de prevenir AVC (acidente vascular cerebral), demência e até mesmo câncer.

Recomendado: uma dose por semana, no máximo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *